Situada na Rua Principal - Rua do Calvário, e Rua da Boavista, é uma Igreja de linhas elegantes e equilibradas, com arquitectura de Manuel Gonçalves, foi benzida em 24 de Outubro de 1982, por D. Joaquim Gonçalves, Bispo auxiliar de Braga.
O amplo e agradável templo , de planta hexagonal no interior pode receber cerca de 500 pessoas sentadas. Os vitrais, com particular realce para o de S. João Baptista, padroeiro de Gondar, encimando a fachada principal, são do vitralista Aquino Antunes. No seu interior encontram-se dois ratábulos vindos da Igreja Matriz.
No rés do chão pode encontrar-se a cripta-salão paroquial e salas para diversas actividades e ainda a Sede do agrupamento 409 dos Escuteiros. Recentemente, quer a torre, quer o exterior da Igreja, sofreram renovação completa. Em toda a volta possui um amplo adro com árvores e relva.
Antiga Igreja paroquial, hoje conhecida por Igreja Matriz, foi provavelmente edificada no século XVII e sofreu entre 1747-1748 obras de ampliação que a transformaram na Igreja que hoje conhecemos.
Na década de 80 começou a entrar em ruínas. Foi totalmente recuperada no exterior e interior e inaugurada pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, em 27 de Maio de 1995. Actualmente serve para Capela Mortuária e para a celebração de alguns sacramentos e festas.
Situa-se no lugar da Urbanização da Igreja Matriz, contígua ao Centro Comunitário Paroquial.
Os altares laterais da Igreja Matriz, belos exemplares de talha, datado de 1750-1751, são do célebre entalhador bracarense, José Álvares de Araújo, artista preferido por André Soares.
Instalado na antiga Residência Paroquial, completamente recuperada, e Passal, tem as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, projectando a contrução de creche e quartos para idosos.
Está em funcionamento desde 13 de Dezembro de 2004 e foi inaugurado em 30 de Janeiro de 2005. Situa-se ao lado da Igreja Matriz.